Jejum, para exames de laboratório, significa que a pessoa ficará sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um número de horas determinado. É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, desde que o laboratório não especifique o contrário. Há uma grande quantidade de exames de sangue e alguns não necessitam jejum, entretanto há outros em que o jejum é obrigatório.
Informações Importantes
Os exames de laboratório visam estudar os componentes do organismo nas condições habituais de vida da pessoa. Mudanças radicais de dieta, ingestão alcoólica, exercícios, sono e outros na véspera de exames de laboratório podem prejudicar a interpretação dos mesmos.
Procure fazer seus exames de forma metódica, de preferência sempre no mesmo laboratório e horário, com a mesma dieta e hábitos pessoais. Assim a variação será menor.
É aconselhável que os seguintes exames sejam coletados até 9h da manhã:
Ácido Úrico, ACTH, Cálcio, Ferro, Prolactina, TSH, Testosterona Total e Livre, Insulina e outros Hormônios.
Informe ao laboratório todos os medicamentos que usa, mesmo os mais banais e vendidos sem receita. Para ajudar você a se lembrar dos nomes corretos, leve com você as receitas médicas ou as embalagens. Evite usar vitamina C ou medicamentos que a contenham desde o dia anterior à coleta. Quando em dúvida, não faça a coleta do material. Comunique-se com o laboratório.
Obs: No caso do Cortisol, a coleta tem quer ser impreterivelmente as 08h da manhã.
Para Prolactina, Cortisol e o ACTH é obrigatório o repouso 30 minutos antes da coleta.
Jejum
Jejum para exames de laboratório significa que a pessoa deve ficar sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um número de horas antes da coleta (determinado de acordo com cada exame). É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo.
Só o seu médico pode suspender medicações.
Jejum obrigatório de 12 Horas
Apolipoproteínas, Colesterol Fracionado, Gastrina, Glucagon, HDL Colesterol, Lipoproteína(a), Peptídeo C, Perfil Lipídico, Testes de Tolerância à Glicose, Triglicerídeos.
Jejum obrigatório de 8 Horas
Ácido Fólico, Ácido Úrico, Aldolase, Amilase, Aminoácidos, Androstenediona, Antitrombina III, Cálcio, Calcitonina, Catecolaminas, Ferro e Capacidade de Ligação, Ferro, Fosfatases, Fósforo, gGT, Glicose em Jejum, IGF-1, hGH – Hormônio do Crescimento, Insulina, Paratormônio, Prolactina, Proteína C, Proteína S, Transferrina, VDRL e outros.
Jejum desejável de 8 horas
Creatinina, PSA, Osmolalidade, Exames Sorológicos, Hormônios e de Coagulação (PT e PTTa) em geral.
Demais exames:
Consultar o laboratório.